quinta-feira, 20 de junho de 2013

O CINEMA É ARTE?


Sim, a resposta é afirmativa.

Já no primeiro programa do cinematógrafo dos Irmãos Lumière constava um filme, intitulado "O MAR" (La Mer, - 1895) onde está bem visível a concepção artística da imagem.
Simples em seu conteúdo, apenas um barco que se afasta do atracadouro, sua forma já demonstra a procura da beleza nos reflexos em contra-luz na água.
Talvez essa beleza seja uma característica do fotógrafo do filme, Louis Lumière, ele mesmo um artista na arte da fotografia, mas de qualquer forma, demonstra que o cinema nasceu sob a concepção artística, consciente ou não.
Mais tarde, ainda os franceses, criaram o chamado "CINÉMA D'ART, tentando levar ao cinema a arte do teatro.
Talvez o mais conhecido filme dessa fase seja "O ASSASSINATO DO DUQUE DE GUISE" (L'Assassinat du duc de Guise - 1909) co-dirigido por André Calmettes e Charles Le Bargy, o último também ator.
A denominação de sétima arte, apareceu na publicação do Manifesto das Sete Artes pelo teórico italiano Ricciotto Canudo em 1911, quando estudiosos começavam a se interessar pelo cinema como nova forma de comunicação.
A partir desses primeiros anos da existência, cada vez mais o cinema se envolvia com a criação artística.
Foram feitos filmes, eles mesmos obras de arte, como aqueles surgidos no pós primeira guerra mundial na Europa.
Os filmes da vanguarda francesa: Surrealismo de Luis Buñuel e Salvador Dali. (O cão andaluz e A idade do ouro)
Dadaismo de Fernand Leger e Dudley Murphy com música de George Antheil (Ballet mecanique - 1924); de Man Ray (Emanuel Rudzintsky) (L'etoile de mer - 1928); René Clair (Entr'act - 1924 ).
Na Alemanha a experiência do expressionismo.
Dai para a frente o cinema sempre procurou o caminho da arte e também conviveu com outras formas de expressão artística, como a música, Fantasia, (de Walt Disney - 1939) com a dança, An American in Paris (Vincent Minelli - 1951), com a pintura, Sonhos (Akira Kurosawa - 1990)
São centenas de filmes arte ou filmes que se referem a outras formas de expressão artística.
Deixamos à curiosidade do leitor a descoberta deles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário